Uso do SLA MODEL CANVAS em Telecomunicações (Apresentado no NETCOM2019, Agosto, 2019)
NETCOM2019, Agosto, 2019
ler maisDesenvolvimento de Fornecedores de Projetos de Logística Militar com SLA Model Canvas (Publicado na Revista Mundo PM – Jun/Jul 2019 – Edição 87 ISSN 1807-8095)
Em função dos desafios de desempenho e rentabilidade exigidos, os gerentes de projeto necessitam de ferramentas para obter redução de custos, maior flexibilidade, maior controle, melhor gestão de risco, mais transparência - mantendo o foco na satisfação...
ler maisUso do SLA MODEL CANVAS em Telecomunicações (Publicado na Revista Revista Redes, Telecom e Instalações, número 227, Abril, 2019)
Este artigo propõe o uso do SLA Model Canvas como um modelo de concepção preliminar dos parâmetros que constituem um acordo de nível de serviço, sendo ponto de partida para demais documentos que constam do SLA, normalmente anexo ao contrato de prestação de...
ler maisSLA MODEL CANVAS (publicado na XXV SIMPEP – 07 a 09 de novembro de 2018)
As estratégias chamadas de “canvas” trazem uma componente de comunicação visual necessária para a co-criação e entendimento dos envolvidos à respeito do problema em questão. Entendimento este, tão necessário durante o permanente desafio para a solução de problemas com equipes multi e transdisciplinares. Um acordo de nível de serviço (SLA, do inglês, service level agreement) entre o provedor do serviço e seu cliente quantifica a qualidade mínima do serviço a ser fornecido. Este acordo é negociado e envolve uma compreensão das necessidades e restrições de cada lado, resultando em um compromisso assinado. Métricas devem ser definidas e decididas por ambas as partes do SLA, que representem a qualidade do serviço a ser entregue. Os blocos do SLA Model Canvas são preenchidos com o auxílio de adesivos autocolantes – que permitem adicionar, retirar e ajustar as idéias. Além desta flexibilidade, o ato de colar as etiquetas adesivas proporciona aos participantes uma sensação de propriedade em relação ao planejamento, incrementando o comprometimento com o sucesso do SLA. Este trabalho propõe um modelo de concepção preliminar dos parâmetros que constituem um acordo de nível de serviço, sendo ponto de partida para demais documentos que constam do acordo de nível de serviço (documento normalmente anexo ao contrato de prestação de serviços).
ler maisAcordo de Nível de Serviço (publicado na Revista Revista Redes, Telecom e Instalações, número 141, Fevereiro, 2012)
As estratégias chamadas de “canvas” trazem uma componente de comunicação visual necessária para a co-criação e entendimento dos envolvidos à respeito do problema em questão. Entendimento este, tão necessário durante o permanente desafio para a solução de problemas com equipes multi e transdisciplinares. Um acordo de nível de serviço (SLA, do inglês, service level agreement) entre o provedor do serviço e seu cliente quantifica a qualidade mínima do serviço a ser fornecido. Este acordo é negociado e envolve uma compreensão das necessidades e restrições de cada lado, resultando em um compromisso assinado. Métricas devem ser definidas e decididas por ambas as partes do SLA, que representem a qualidade do serviço a ser entregue. Os blocos do SLA Model Canvas são preenchidos com o auxílio de adesivos autocolantes – que permitem adicionar, retirar e ajustar as idéias. Além desta flexibilidade, o ato de colar as etiquetas adesivas proporciona aos participantes uma sensação de propriedade em relação ao planejamento, incrementando o comprometimento com o sucesso do SLA. Este trabalho propõe um modelo de concepção preliminar dos parâmetros que constituem um acordo de nível de serviço, sendo ponto de partida para demais documentos que constam do acordo de nível de serviço (documento normalmente anexo ao contrato de prestação de serviços).
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