As estratégias chamadas de “CANVAS” trazem uma componente de comunicação visual necessária para a co-criação e entendimento dos envolvidos à respeito do problema em questão. Entendimento este, tão necessário durante o permanente desafio para a solução de problemas com equipes multi e transdisciplinares. Um acordo de nível de serviço (SLA, do inglês, service level agreement) entre o provedor do serviço e seu cliente quantifica a qualidade mínima do serviço a ser fornecido. Este acordo é negociado e envolve uma compreensão das necessidades e restrições de cada lado, resultando em um compromisso assinado. Métricas devem ser definidas e decididas por ambas as partes do SLA, que representem a qualidade do serviço a ser entregue. Os blocos do SLA Model Canvas são preenchidos com o auxílio de adesivos autocolantes – que permitem adicionar, retirar e ajustar as idéias. Além desta flexibilidade, o ato de colar as etiquetas adesivas proporciona aos participantes uma sensação de propriedade em relação ao planejamento, incrementando o comprometimento com o sucesso do SLA. Este trabalho propõe um modelo de concepção preliminar dos parâmetros que constituem um acordo de nível de serviço, sendo ponto de partida para demais documentos que constam do acordo de nível de serviço (documento normalmente anexo ao contrato de prestação de serviços).
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SLA Model Canvas – SIMPEP – 07 a 09 de novembro de 2018